segunda-feira, 30 de março de 2009

Ora-pro-nobis

Ora-pro-nobis-peréskia aculeata miller

Gente! Não bastasse uma planta robusta, folhas verdíssimas e suculentas e as linda flores, ela é um cacto delicioso! Mas fiquem atentos, a flor só dura um dia. Sim, estou falando da "ora-pro-nobis", que será minha cerca viva, já que os espinhos impõem respeito.

Ricas em proteína, vitaminas A, B e C; minerais como cálcio, fósforo e ferro, estamos experimentando pratos deliciosos com frango, ometele, quiche, massas verdes (pães/tortas) e saladas. Com todo respeito a bela planta, há que se degustar de joelhos, em prece pelo pecado da gula. Embora muitos não a conheçam, em Minas ora-pro-nobis é bem apreciada e já é cultivada para fins comerciais. O sabor me lembrou a bertalha, que comia quando menina, no Rio de Janeiro.

O ora-pro-nobis (pereskia aculeata Miller), do latim “orai por nós”, é uma planta cactácea que nasce em formato de moita. Dizem que seu nome foi criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava o seu “ora-pro-nobis”.http://www.melissotroficas.com.br/orapronobis/ora_03.asp

6 comentários:

Tânia Aguiar disse...

Bem que mainha falou que ela tinha espinhos. Eu achava que era outra planta, que a gente chama de joao gome, lá no Maranhão. Acabei de falar com ela... risos
Sobre o projeto da casa na arvore, pode copiar sim, imagina! Acho que aí voce consegue barato o eucalipto, aqui é muito caro. Tb implico com ele, porque é monocultura e degrada a terra. A aroeira em consegui na CEMIG de Juatuba, a 30km de BH. É trabalhoso, eu fui lá, falei com o povo, fiquei dois dias no hotel indo lá todo dia duas vezes... mas valeu a pena. Depois tem o frete e o aluguel do guindaste para tudo. Para descarregar, para colocar em pé cada vez que vai usar os postes... Você pode tambem usar o OSB estrutural para fazer. Mas tem que tratar a madeira, sempre. Para nao tratar, só se for madeira nobre, tipo ipe. Aí não rola. É dificil conseguir certificada. Ou com DOF. E é cara.
beijão e venha ver ao vivo... eu praticamente me mudei para lá!
Tânia

Adriana Godoy disse...

Você tem razão. Ora- pro-nobis é muito apreciadoaqui em Minas, principalmente, em cidade do interior, como em Ouro Preto. É uma delícia, feijão feito na hora, angu, costelinha e ora-pro-nobis.Gostei de seu blog, muito gostoso. Vou voltar. Bj

guru martins disse...

...lô brô brô...

bj

Anônimo disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

Vivis disse...

Obrigada Lin pela visita! Seu blog é um luxo! Eu amo plantas, adoro a natureza e então me apaixonei pelo seu blog!

Beijos!

R.C. disse...

Cerca viva de Ora-pro-nobis?!
Deve ser um charme!